Treinamento em Habilidades Sociais: uma intervenção clínica
Palavras-chave:
Treinamento em habilidades sociais; Análise funcional; ComportamentoResumo
O objetivo deste trabalho foi realizar e avaliar o treinamento de habilidades sociais no formato individual. Os atendimentos foram realizados no Núcleo de Estudo, Pesquisa e Prática Psicológica – NEP, do Centro Universitário Alves Faria – UNIALFA. Como instrumento de medida para avaliação do repertório comportamental em habilidades sociais utilizou-se o Inventário Assertivo e entrevistas realizadas com o cliente. Constatou-se com a aplicação do instrumento que o cliente apresentava um padrão de comportamento socialmente não-hábil, o que foi percebido como repertório comportamental agressivo nos relatos trazidos pelo cliente. Durante o treinamento em habilidades sociais utilizou-se de textos informativos, da análise funcional dos comportamentos e das técnicas de ensaio comportamental, feedback, reforçamento, modelação, modelagem, tarefas de casa, instrução e procedimentos cognitivos. Os resultados, expressos nas verbalizações trazidas pelo cliente demonstraram um repertório comportamental assertivo em alguns contextos, sem a observação de generalização deste. Na reaplicação do Inventário Assertivo percebeu-se uma redução no repertório geral de assertividade do cliente. Conclui-se que esta redução possa ser explicada pela percepção mais adequada do próprio comportamento. Ressalta-se que talvez a generalização de comportamentos assertivos poderia ter ocorrido com um número maior de sessões em que se tivesse a oportunidade de treinar outras classes de comportamentos.