Inclusão escolar sob a perspectiva histórico-cultural: uma revisão integrativa de literatura
Palavras-chave:
Inclusão escolar; Psicologia Histórico-Cultural; Psicologia Sócio-HistóricaResumo
A inclusão escolar é um processo com constantes desafios e enfrentamentos que alcança primeiramente os sujeitos com necessidades educativas especiais, mas também envolve a todos como um direito à cidadania. Através de uma análise sob a teoria do desenvolvimento e aprendizagem da Psicologia Histórico-Cultural, este trabalho se trata de uma revisão integrativa de literatura por meio de análise e comparação de informações acerca do tema através de 15 artigos. O objetivo é resgatar e construir reflexões críticas sobre os percursos históricos, as práticas da educação inclusiva e suas contribuições para o desenvolvimento e aprendizagem. Como critérios de inclusão, foram considerados artigos em português, artigos publicados nos últimos 10 anos e abordagem teórica da Psicologia Histórico-Cultural. Os artigos científicos foram coletados das bases de dados SciELO e Pepsic, sendo pesquisas com investigações empíricas e bibliográficas. Os principais documentos de políticas públicas observados foram a Constituição Federal Brasileira de 1988, a Declaração de Salamanca e a Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. A partir dos resultados, a discussão é dividida em 3 principais categorias: A práxis e lócus da inclusão escolar; Inclusão escolar em contraponto com a educação especial e, a Inclusão escolar como responsabilidade coletiva. Diante das análises, observa-se a necessidade de reverberar reflexões e posicionamentos que instiguem ações transformadoras na educação inclusiva, visto que as práticas se distanciam das teorias assim como apresentam contradições e aparentam uma manutenção da dicotomia inclusão/exclusão.