Estratégias Omnichannel para o varejo de cosméticos no Brasil

Autores

  • Prof. Dr. Francisco Carlos B dos Santos Universidade Alves Faria
  • Profa. Dra. Tatiana Ferrrada Barros
  • Fabiana Generoso de Faria

Palavras-chave:

Omnichannel; Phygital; e-commerce; compras on-line; cosméticos

Resumo

O setor de cosméticos no Brasil tem enfrentado profundas transformações digitais, exigindo que o varejo físico se adapte às novas tendências de consumo. O objetivo deste trabalho é identificar essas mudanças e as estratégias de “omnichannel” no contexto “phygital”. Foi feita uma pesquisa bibliográfica sobre o mercado e estratégias de vendas, além de levantamentos de dados documentais e junto a 10 pessoas que atuam no segmento de cosméticos na Grande São Paulo. A análise qualitativa dos dados coletados permitiu compreender as estratégias adotadas para integrar as operações on-line e off-line, em consonância às exigências do consumidor atual. Os principais pontos de investimento se voltam para a tecnologia, personalização do atendimento e harmonização de preços entre canais, além de agilização dos processos de entrega. Conclui-se que, apesar das limitações do estudo, as estratégias de “omnichannel” se mostraram em conexão com pesquisas de entidades representativas do mercado, como a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC) e Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOMM). Assim, entende-se como essenciais o uso de ferramentas que auxiliem na integração dos canais de atendimento e vendas, por isso foram destacadas ações e apresentado um modelo de checklist que ajuda a coletar informações e embasar decisões. Mesmo com limitações geográficas e de público, esse trabalho oferece uma base sólida para que os varejistas do segmento de cosméticos possam compreender e implementar mudanças eficazes em suas operações.

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Publicado

2025-03-12