AVALIANDO A QUALIDADE DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO BRASILEIROS: UM INDICADOR COMPOSTO BASEADO EM FOLGAS E NO “BENEFÍCIO DA DÚVIDA”
DOI:
https://doi.org/10.70612/gedeco.2.213Palavras-chave:
Conceito Preliminar de Curso (CPC); Análise Envoltória de Dados (DEA); Benefício da Dúvida (BoD); Indicador Composto.Resumo
O presente trabalho tem como objetivo avaliar a qualidade dos cursos de graduação em instituições de ensino superior brasileiras. A metodologia atual utilizada pelo Ministério da Educação para obtenção do Conceito Preliminar de Curso (CPC) considera oito indicadores e utiliza pesos pré-estabelecidos para obter um valor de CPC contínuo. A definição arbitrária desses pesos é um problema significativo no método atual. Para mitigar essa limitação e proporcionar uma avaliação mais justa para os cursos, propomos um indicador composto a partir de um modelo "benefício da dúvida" baseado em folgas. Os cursos de engenharia de produção avaliados em 2019 foram utilizados como objeto de estudo para ilustrar o procedimento. Os resultados mostram a aplicabilidade do método, bem como descobertas específicas como uma maior quantidade de cursos eficientes nas regiões Sul e Sudeste e a verificação de discrepâncias entre as regiões.
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