Como financiar um programa de garantia de renda e emprego?

Autores

  • José Luis Oreiro Professor do Departamento de Economia da Universidade de Brasília
  • Kalinka Martins Silva Professora do Instituto Federal de Goiás, Campus Inhumas

Palavras-chave:

Crise do coronavírus, economia brasileira, programa de renda emergencial

Resumo

O objetivo do artigo é demonstrar que com queda do PIB e com a possibilidade de aumento do desemprego no Brasil no ano de 2020 é necessário um programa de garantia de renda e de emprego. Diante desse desafio a questão central é como financiar esse programa sem produzir uma elevação explosiva do endividamento do setor público. Nesse contexto, argumenta-se que esse programa pode ser financiado pela autorização ao Banco Central do Brasil, por intermédio de uma Proposta de Emenda Constitucional, de financiamento direto do Tesouro Nacional durante o período de estado de calamidade pública.

Biografia do Autor

José Luis Oreiro, Professor do Departamento de Economia da Universidade de Brasília

Professor Associado II do Departamento de Economia da Universidade de Brasília, Pesquisador Nível IB do CNPq, Pesquisador Associado do Centro de Estudos do Novo-Desenvolvimentismo da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo e Líder do Grupo de Pesquisa Macroeconomia Estruturalista do Desenvolvimento. E-mail: joreiro@unb.br.

Kalinka Martins Silva, Professora do Instituto Federal de Goiás, Campus Inhumas

Professora do Instituto Federal de Goiás, Campus Inhumas e Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Macroeconomia Estruturalista do Desenvolvimento. E-mail: kalinka.silva@ifg.edu.br.

Downloads

Publicado

2020-07-22

Edição

Seção

Artigos