PERIODIZAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR NO BRASIL E PRINCIPAIS MARCOS HISTÓRICOS

Autores

  • André Luiz do Carmo Discente Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional Centro Universitário Alves Faria
  • Cintia Neves Godoi Docente Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional Centro Universitário Alves Faria
  • Edson José de Sousa Junior Docente Mestrado Profissional em Desenvolvimento Regional Centro Universitário Alves Faria
  • Sandro Luiz Bazzanella Docente Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional Universidade do Contestado

Palavras-chave:

Ensino Superior, Periodização, Desenvolvimento

Resumo

O baixo índice de pessoas que acessam e concluem o ensino superior no Brasil parece ser um problema social e histórico e que afeta principalmente os estudantes de baixa renda. Este problema se torna ainda mais preocupante quando, por exemplo, comparamos o percentual total de brasileiros com certificado de conclusão do ensino superior com os dados de outros países latino-americanos, onde estes aparecem em situação bem mais confortável que a nossa. Esta investigação apresenta um recorte da história do ensino superior no Brasil, destacando fatores que podem ter contribuído para a pequena parcela de brasileiros que têm acesso a esse nível de ensino. Neste cenário propusemos como objetivo geral deste trabalho realizar uma periodização do ensino superior no Brasil e apresentar os principais marcos desta trajetória.

Publicado

2023-02-27

Edição

Seção

Artigos