CONSUMO DE ARROZ E FEIJÃO DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19
Palavras-chave:
Consumo domiciliar; Hábito de consumo; Demanda; Oferta; Política pública.Resumo
O objetivo deste trabalho foi acompanhar o comportamento do consumidor brasileiro de arroz e feijão durante a pandemia de Covid-19. Foi realizado um survey com 328 consumidores de diferentes estados brasileiros entre novembro/2020 e janeiro/2021. Foram levantadas informações relacionadas ao consumo de arroz e feijão durante a pandemia. Os dados foram submetidos a análises de frequência, estatística descritiva e teste de médias. Os principais resultados foram (a) que durante a pandemia em 2020 não houve maiores dificuldades para encontrar arroz e feijão para adquirir; (b) que a quantidade de arroz e feijão consumida nos domicílios é equivalente ao período pré-pandemia; (c) que as principais razões para o aumento dos preços do arroz e do feijão estão relacionadas à demanda elevada, aumento das exportações e oferta inelástica no curto prazo; (d) que os produtos mais consumidos forma o arroz polido ou branco, o feijão carioca e o feijão preto; (e) que o preço e marca, nesta ordem, são os principais critérios de compra de arroz e feijão; (f) que o auxílio emergencial pago pelo Governo Federal em 2020 não alterou os hábitos de consumo de arroz e feijão; e (g) que a maioria dos consumidores entrevistados pretende manter os hábitos de consumo de arroz e feijão no pós-pandemia.