O Impacto dos Valores Organizacionais Sobre a Intenção de Rotatividade em uma Empresa de Bebidas

Autores

  • Victória Moraes Fernandes
  • Catarina Vieira Souza Portugal

Palavras-chave:

Valores; Valores organizacionais; Intenção de rotatividade

Resumo

O presente estudo analisa as relações existentes entre valores organizacionais (autonomia, bem-estar, realização, domínio, prestígio, conformidade, tradição e preocupação com a coletividade) e intenção de rotatividade, a partir de estudo quantitativo com colaboradores de uma empresa de bebidas, localizada na cidade de Trindade-GO. Os formulários utilizados para coleta de dados foram disponibilizados em formato online, composto de um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, a Escala de Intenção de Rotatividade (EIR), elaborado por Siqueira, Gomide Jr. e colaboradores (1997), seguidos do Inventário de Perfis de Valores Organizacionais (IPVO), construído e validado por Oliveira e Tamayo (2004). Após a tabulação dos dados, notou-se uma correlação negativa e significativa entre intenção de rotatividade e todos valores organizacionais, exceto com o valor conformidade. Os resultados sinalizam a necessidade de outros estudos nesta temática, visto que na literatura brasileira existem pesquisas insuficientes correlacionando os construtos supracitados.

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Publicado

2020-08-05

Edição

Seção

Psicologia das Organizações e do Trabalho