Atuação da Psicologia Escolar em Mediação Estética: a criação por meio dos sentidos

Autores

  • Amanda Karolline da Silva
  • Marina Magalhães David

Palavras-chave:

Psicologia Escolar; Mediação Estética; Psicologia Histórico Cultural.

Resumo

Este artigo tem como finalidade relatar uma intervenção da Psicologia Escolar por meio da mediação estética com os alunos do Ensino Fundamental II de uma escola privada na cidade de Goiânia. O trabalho realizado na área de ensino teve como objetivo o compartilhar os sentidos e significados sobre as relações humanas a partir da exposição de vídeos, construídos em uma linha do tempo que demonstrava as relações em diferentes épocas e de diversas formas de expressão. Por meio da roda de conversa, foi registrado o compartilhar dos sentidos que os alunos tiveram ao entrar em contato com a materialidade mediadora apresentada e buscou-se dialogar às falas dos alunos com a teoria da Psicologia Histórico-Cultural, utilizando as concepções de Vygotsky sobre linguagem, signos e principalmente os sentidos. A materialidade mediadora utilizada visava contribuir com o desenvolvimento e a constituição dos sujeitos por meio da análise de si mesmo e do outro, permitindo reflexões acerca das relações estabelecidas entre os sujeitos em seus diferentes contextos. Assim, para melhor discussão dos resultados apresentados, as falas predominantes dos participantes foram organizadas em três categorias temáticas em que no decorrer da intervenção foram levados à reflexão por meio da discussão: relações na comunidade escolar, relações com familiares e relações humanas na sociedade. A partir da categorização foi possível concluir que o psicólogo possui o papel de mediador de afetos dentro do grupo e que a sua atuação deve incluir todos os atores do contexto escolar e deve ser uma ação que vise uma qualificação das relações.

Downloads

Publicado

2020-08-04

Edição

Seção

Psicologia e Educação