Treinamento em Habilidades Sociais: uma intervenção clínica

Autores

  • Danilo Pereira Lima
  • Maria Virgínia de Carvalho

Palavras-chave:

Treinamento em habilidades sociais; Análise funcional; Comportamento

Resumo

O objetivo deste trabalho foi realizar e avaliar o treinamento de habilidades sociais no formato individual. Os atendimentos foram realizados no Núcleo de Estudo, Pesquisa e Prática Psicológica – NEP, do Centro Universitário Alves Faria – UNIALFA.  Como  instrumento  de  medida  para   avaliação   do   repertório   comportamental em habilidades sociais utilizou-se o Inventário Assertivo e entrevistas realizadas com o cliente. Constatou-se com a aplicação do instrumento que o cliente apresentava um padrão de comportamento socialmente não-hábil, o que foi percebido como repertório comportamental agressivo nos relatos trazidos pelo cliente. Durante o treinamento em habilidades sociais utilizou-se de textos informativos, da análise funcional dos comportamentos e das técnicas de ensaio comportamental, feedback, reforçamento, modelação, modelagem, tarefas de casa, instrução e procedimentos cognitivos. Os resultados, expressos nas verbalizações trazidas  pelo cliente demonstraram um repertório comportamental assertivo em alguns contextos, sem a observação de generalização deste. Na reaplicação do Inventário Assertivo percebeu-se uma redução no repertório geral de assertividade do cliente. Conclui-se que esta redução possa ser explicada pela percepção mais adequada do próprio comportamento. Ressalta-se que talvez a generalização de comportamentos assertivos poderia ter ocorrido com um número maior de sessões em que se tivesse a oportunidade de treinar outras classes de comportamentos.

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Publicado

2020-08-04

Edição

Seção

Psicologia Clínica