Habilidades Sociais Educativas de pais no ensino de Habilidades Sociais dos filhos: Análise Bibliométrica

Autores

  • Jéssica Araújo Santana
  • Ueliton dos Santos Gomes

Palavras-chave:

Bibliometria; Habilidades Sociais; Habilidades Sociais Educativas

Resumo

O presente estudo propôs uma análise bibliométrica acerca das Habilidades Sociais Educativas de pais no Treino de Habilidades Sociais em Crianças e Adolescentes. Foram considerados 39 artigos, provenientes do resultado dos descritores "social skills" AND "educational", entre janeiro de 2016 há abril de 2021. Os indicadores bibliométricos encontrados a partir dos dados, sugerem uma constância nas publicações acerca das habilidades sociais no período da análise. Os países que tem mais pesquisas publicadas na área são, o Brasil, seguido pelo Irã e logo após a Espanha e Noruega. O que diz respeito ao campo de estudo, foi encontrado uma grande concentração de pesquisas voltadas a crianças, principalmente no ambiente acadêmico/escolar. A Shandong Normal University e a Universidade Estadual Paulista (UNESP) são as universidades com o maior número de artigos publicados, seguidas por The Chinese University of Hong Kong (Shenzhen). Os autores com maiores números de publicações são respectivamente Alessandra Turini Bolsoni-Silva e Sonia Regina Loureiro, seguidas por Xuejun Fan e Zilong Wu. Quanto às habilidades sociais educativas, quase não há evidências na análise realizada, sugerindo a necessidade de um aprimoramento nos descritores de busca, visto que não há indícios da inexistência de trabalhos na área.

Downloads

Publicado

2021-08-25

Edição

Seção

Ciências Comportamentais