Abordaje a la niñez en tiempos de pandemia

Autores

  • Cecilia Raquel Satriano
  • Valéria Marques de Oliveira

Palavras-chave:

Infância; Pandemia; Constituição simbólica; Precarização simbólica.

Resumo

Este artigo, a partir do contexto da COVID-19, objetiva refletir sobre o impacto psicológico da COVID-19 na infância como variável de análise, uma categoria estrutural e não transitória. Este tema foi desenvolvido no Seminário de Graduação Intervenções com Crianças em Contextos de Precariedade Simbólica, ditada pela Faculdade de Psicologia do Rosário em 2020. O texto parte das ações desenvolvidas na Argentina, com as algumas comparações no âmbito brasileiro. O impacto psicológico na infância e adolescência considerado como relevante, relaciona-se ao clima de isolamento social, descontinuidade de hábitos, desconfiança nos comunicados oficiais, insegurança frente ao perigo e falhas no funcionamento familiar (ex.: violência, ausência de apoio emocional). Graves consequências para a constituição subjetiva podem decorrer desta vivência de isolamento. A constituição subjetiva é o resultado da rede representativa e de identificação e serve para constituir suas referências sociais. Indica-se atenção para a promoção de saúde mental, e nos casos nos quais haja a fratura maior, o acompanhamento psicológico.

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Publicado

2021-07-31

Edição

Seção

Psicologia do Desenvolvimento