Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usar fonte de 12 pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Diretrizes para autores

Os Trabalhos devem ser submetidos, exclusivamente, pela página oficial da revista, respeitando os seguintes critérios:

  • O trabalho não pode conter qualquer identificação ou indicação de autoria no campo “propriedade” e no corpo do trabalho.
  • Não será aceita a inclusão de autor após a submissão.
  • Serão permitidas até três (3) submissões de trabalhos por autor por ano.

Recomenda-se que, no cadastro dos autores, sejam informados dados referentes a:

1- Instituição de ensino superior (IES) de cada autor

3- Dados de CidadeEstado e País de cada autor

4- Financiamentos relacionados ao trabalho a ser publicado (caso haja)

Orientação para a formatação do trabalho:

A formatação do texto deve seguir as seguintes diretrizes: número máximo de 30 páginas, incluindo-se título do trabalho, resumo em português, corpo de texto, referências, tabelas, figuras e anexos; configuração de página A4 (29,7 x 21 cm); margens de 2,5 cm em todos os lados; fonte Times New Roman 12; parágrafo de meia polegada (1,25 cm); alinhamento justificado sendo o texto disposto em uma coluna; espaçamento duplo entre linhas (inclusive nas tabelas); e paginação no topo superior direito, desde a folha de rosto. Os títulos devem vir em negrito, com formatação específica para cada nível de título, conforme as normas da APA . 

Observações:

- A formatação do arquivo do manuscrito bem como a elaboração de tabelas, figuras, referências e demais elementos deverão seguir rigorosamente o que está preconizado no manual de publicação da American Phychological Association (APA). 

- O resumo deve conter, no máximo, 300 palavras, e abarcar introdução, objetivo, procedimentos método, resultados e conclusão/considerações finais. A seguir, devem ser indicadas de três  palavras-chaves que identifiquem de maneira precisa o conteúdo do artigo;

CONDIÇÕES PARA A SUBMISSÃO

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  2. O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  3. URLs para as referências foram informadas quando possível.
  4. O texto está em espaço 1,5 ; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  6. Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

SUBMISSÃO DOS MANUSCRITOS

A submissão dos manuscritos deve ser feita unicamente de forma eletrônica por meio da plataforma  da Revista de Psicologia UNIALFA no seguinte endereço: ojs.unialfa.com.br/index.php/revistaherica

No momento da submissão os autores deverão realizar o upload no sistema da revista o arquivo do manuscrito no formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.

O manuscrito deve estar em arquivo único, sem nenhuma tipo de identificação dos autores e contendo os seguintes elementos: (a) título do Trabalho em português (máximo de 12 palavras, centralizado e em negrito); (b) resumo em português; (c) corpo do texto (introdução; fundamentação teórica; método; resultados; discussão e considerações finais) ; (d) referências. Cada elemento textual não precisa ser iniciado em uma nova página.

MODALIDADES DE TRABABALHOS ACEITOS PARA AVALIAÇÃO

  1. Estudos Empíricos: Trata-se de relatos de pesquisa original com fontes de dados primários ou secundários. Sua estrutura típica consiste em diferentes seções que refletem os estágios do processo de investigação e que aparecem na seguinte ordem: introdução ou considerações iniciais (desenvolvimento do problema com revisão da literatura empírica concernente ao problema e apresentação dos propósitos de investigação); referencial teórico; procedimentos métodológicos (descrição dos participantes/sujeitos, instrumentos, materiais/equipamentos e procedimentos utilizados para condução da pesquisa); resultados (relato dos achados e análises); e discussão (sumário, interpretação e implicações dos resultados). 
  2. Revisão da Literatura: Trata-se de sínteses de pesquisa ou meta-análises e consistem em avaliação crítica de material já publicado. O propósito deste tipo de contribuição é que os autores integrem e avaliem material previamente publicado, considerando o progresso da pesquisa e buscando clarificar um problema específico. É esperado que os autores: (a) definam claramente um problema; (b) sumarizem investigações prévias para informar o leitor sobre o estado da pesquisa; (c) identifiquem relações, contradições, lacunas e/ou inconsistências na literatura; e (d) sugiram próximos passos de investigação para a resolução dos problemas identificados. Não há uma estrutura de seções pré-definida para este tipo de contribuição, de forma que os autores devem buscar um formato coerente para o texto. É fundamental que haja um argumento organizador e não somente uma compilação de pesquisas já realizadas. 

 

 

 

Artigos

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